Terça-feira, 27 de Abril de 2004
excesso ou falta deles?!
Mais um rescaldo do 25 de abril.. para sublinhar, um excelente concerto do zeca Afonso na rtp1, e uma entrevista/reportagem com os ex.Pide/DGS .. os “saudosistas”, como gosto de os adjectivar.
Foi com alguma surpresa que vejo os “amigos de Salazar” a argumentarem fervorosamente a sua inocência perante as provas inexpugnáveis da violência psicológica e física que infringiam aos cidadães , pelo simples facto de terem ideias próprias..
“servíamos a pátria. Não estamos arrependidos pois o nosso papel era a segurança do estado”.. (não pude deixar de sorrir ao ouvir esta frase, incrédulo com tamanha afirmação)... mas fez.me pensar nos ideais que estes homens ainda hoje se disponibilizariam a defender.. os ideais?!?! Interessante perspectiva, quando as gerações posteriores ao 25 de abril são acusadas do contrário.. Não terem ideais?! Isso preocupa.me seriamente.
Espero que estejam errados pois acredito que temos ideais.. que vivemos a democracia com consciência. A liberdade dá.nos muitos direitos, mas os mesmo deveres em proporção. Não nos contentamos com as missivas: pátria/religião/família .. somos mais complexos em liberdade. Queremos enfrentar tudo e todos e sair vencedores
?!?! enquanto não compreendermos o simples valor da nossa opinião, não nos podemos considerar livres.. mas sim, como os nossos "amigos" (desculpem o sarcasmo) ex.pide/DGS uns patéticos "soldadinhos de chumbo" sem persornalidade. ideologias assim?! não obrigado!